Empreendedorismo em Pauta: Saiba hoje porque o segmento de moda infantil é mais resistente às crises do que os demais nichos!

O setor de moda infantil tem se mostrado bastante resistente às crises econômicas nos últimos anos. Enquanto muitos outros segmentos do mercado enfrentam dificuldades financeiras, o mercado infantil tem conseguido se manter estável e até mesmo crescer. 

Mas o que explica essa resistência às crises? Neste artigo, vamos explorar os motivos que fazem o segmento de moda infantil ser mais resistente do que outros nichos, bem como as tendências e oportunidades presentes no mercado. Veja!

1. Entendendo mais sobre a potencialidade do mercado de moda infantil

Para falar sobre a resistência do segmento de moda infantil em meio às crises, vale a pena ressaltar um pouco sobre o quão promissor é o ramo.

O mercado de roupas infantis cresce em média 6% por ano, segundo a Associação Brasileira de Indústria Têxtil e de Confecção (Abit). O que significa que, todos os anos, o varejo de moda infantil pode movimentar uma quantia significativa comparada ao ano anterior.

As micro e pequenas empresas do ramo representam 90% do setor de vestuário no Brasil, de acordo com dados da Associação Brasileira do Vestuário (Abravest), o que significa que, independentemente da época do ano ou situação atual, é um segmento que sempre estará em alta e em constante crescimento.

2. Sobre a resistência do segmento de moda infantil às crises

O setor infantil, especificamente de moda, possui uma estabilidade considerável e bastante resistência a crises, pois os produtos vendidos estão na lista de itens necessários. Como bem sabemos, nascem diversas crianças, todos os anos, e é veloz a forma como elas crescem e perdem roupas.

Os bebês, em especial, precisam de roupas novas constantemente, pois elas ficam pequenas a cada mês que passa. Também é enorme a venda de conjunto juvenil feminino, uma vez que as meninas costumam ser bem mais vaidosas e apaixonadas por looks desde novinhas.

Em famílias com mais de uma criança, por exemplo, os pais costumam consumir ainda mais do mercado, então comprar novas peças para usar no dia a dia ou em eventos especiais é de praxe. 

E é por esses e outros motivos que o setor infantil é extremamente resistente a quedas de desempenho no mercado, pois é impossível que uma criança, assim como os adultos, convivam por muito tempo utilizando as mesmas roupas e sapatos, pois simplesmente não irão caber.

3. Como driblar a concorrência

Devido ao sucesso de vendas, é comum que a concorrência no segmento de moda infantil seja uma das maiores. No entanto, quando se trata de franquias, o assunto é outro.

Então, ao contrário de outros setores, investir em uma franquia de roupas e acessórios infantis pode ser uma ótima estratégia para se destacar no mercado e lidar com uma relativa baixa concorrência.

Nos dias de hoje, poucas lojas de departamento são cem por cento especializadas no segmento infantil. E por conta disso, uma loja franqueada, localizada em um local de alta demanda, com peças originais, diferentes e de alta qualidade, pode ser a melhor opção para lucrar.

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