Na inovação – como na vida – motivação, tamanho e habilidade são uma combinação poderosa. Impulsione para definir uma agenda ambiciosa e financiar oportunidades promissoras.
Dimensione para transformar essas oportunidades em fontes reais de novas receitas. E a habilidade, incorporada em um sistema de inovação bem ajustado, para ser capaz de fazer isso indefinidamente.
Em um ano sombrio para a maioria das empresas, uma minoria brilhou: grupos farmacêuticos impulsionados por sua busca por uma vacina Covid-19.
Gigantes da tecnologia impulsionados pela tendência de trabalhar em casa; e varejistas que oferecem necessidades de bloqueio online.
No meio desses trabalhos em casa, um dos que se destacou foi o home care. Se ainda não sabe muito, conheça Quais as vantagens do Home Care?
As empresas públicas tiveram o vento a favor de um mercado de ações surpreendentemente robusto – que muitos acreditam ser uma bolha.
Para classificar as empresas que prosperaram na pandemia, optamos por analisar o valor patrimonial agregado.
Posteriormente na série, veremos um indicador alternativo de sucesso, bem como os grandes perdedores corporativos e quatro vencedores temáticos: farmacêutica, computação em nuvem, comércio eletrônico e jogos.
Amazon
Quando você não pode sair para fazer compras, você compra online, e a Amazon tem adicionado funcionários para lidar com o aumento do volume de pedidos, já que lojas de departamento estão fechando todas as suas lojas.
Ainda assim, a Amazon é uma varejista de mercadorias em geral e provavelmente está descobrindo que esta crise é uma mistura de coisas pelo mesmo motivo de seus concorrentes.
Os consumidores estão gastando mais em bens de necessidade de baixo custo e margem de lucro, como papel higiênico e menos em itens de margem mais alta, como roupas.
Mas o outro negócio central da Amazon, a computação em nuvem, está realmente brilhando.
Mais atividades on-line significam mais demanda por espaço no servidor em nuvem. Prosperando por motivos semelhantes: o provedor de serviços em nuvem Akamai Technologies e os proprietários de data centers Equinix e Digital Realty Trust.
Netflix
Os pedidos generalizados para ficar em casa não poderiam ter vindo em melhor hora para a Netflix.
A empresa de streaming de entretenimento estava sob forte pressão dos concorrentes; A Disney e a Apple lançaram serviços de streaming que roubaram sua participação no mercado, e outras esperam estar logo atrás.
Além de roubar clientes, algumas dessas empresas retiraram conteúdo antes licenciado para a Netflix para uso em suas próprias plataformas.
Mas agora, com todos presos em casa, sem esportes ao vivo na TV e muitos programas incapazes de continuar a produção, os clientes estão menos inclinados a cancelar o Netflix e mais propensos a apreciar seu catálogo profundo.
A popularidade em massa das séries não atrapalha. Prosperando por razões semelhantes: a fabricante de videogames Activision Blizzard.
Além disso, foram grandes outras empresas que conseguiram roubar a cena em meio a pandemia e se destacaram no seu segmento, mostrando que foi possível se adaptar a um novo normal.