Como vender e lucrar em feiras e eventos? Confira 5 dicas simples e práticas

Saber como vender em feiras e eventos é super importante para qualquer negócio. Pois além de ser uma excelente oportunidade para reafirmar o posicionamento de sua marca para seus clientes atuais, é o momento ideal para conquistar novos clientes.

A grande dificuldade que muitas empresas encontram é entender como se comportar nestes eventos, e foi pensando nisso que separamos aqui algumas dicas simples e práticas para auxiliar nas vendas e, consequentemente, gerar mais lucros. Confira!

1. Não fique esperando

Eventos exigem uma abordagem mais direta. Quem já tem o costume de participar de eventos, sabe o quão frustrante é chegar num estande e não receber atenção. Portanto, é fundamental que o atendimento seja rápido e eficiente.

Para um interessado, seu estande é como parte da experiência que ele terá futuramente como cliente. Por isso, além de um estande bem organizado, procure não deixar os visitantes esperando. Tenha mais de uma pessoa capacitada para dividir as demandas de atendimento.

O foco dos participantes durante o evento é reduzido, pois existe muito ruído e uma enorme variedade de opções, então saiba: se um visitante não conseguir atendimento com você, em poucos segundos já estará pensando em outra opção.

2. Observe sua postura

Alguns comportamentos podem demonstrar indiferença e transmitir desinteresse para seus futuros clientes, portanto, saiba como vender em feiras e eventos com uma boa postura.

Evite ficar muito tempo sem fazer algo, comer, beber, deixar o estande vazio ou ficar batendo papo com seus colegas enquanto os visitantes aguardam.

Qualquer atitude que demonstre falta de profissionalismo será imediatamente transferido para a credibilidade do seu negócio e diminuirá as chances de vendas da sua equipe.

Seja atento e atencioso! Gerencie muito bem as informações sobre seu lead e tenha em mente detalhes importantes como: nome, telefone, endereço e e-mail.

Procure registrar as necessidades que ele revelou durante a conversa e informações sobre o posicionamento da empresa no mercado.

Uma boa dica para ser mais prestativo em seu atendimento, caso seja permitido pelo organizador do evento, é providenciar um carrinho gourmet para eventos e oferecer aperitivos e bebidas como água e suco para seus clientes enquanto faz sua apresentação.

3. Busque engajamento

Saiba como vender em feiras e eventos criando engajamento. Isso significa que toda comunicação durante um atendimento contará para demonstrar seu profissionalismo e vontade genuína de ajudar.

Para criar engajamento, procure formular perguntas abertas e difíceis de esquecer. Troque o “Posso ajudar?”, por “Como você gerencia o relacionamento com seus clientes?”, por exemplo.

Prefira perguntas que comecem com “O que, quando, onde, como e por que” e irá engajar muito mais.

4. Faça muitas perguntas

Ainda sobre engajamento, interaja com os clientes fazendo perguntas abertas, que não sejam respondidas apenas com sim ou não. 

  • Foque suas respostas em como seu serviço ou produto podem suprir as necessidades citadas durante a conversa;
  • Deixe de lado os discursos prontos, pois pode soar robótico;
  • Evite falar muito. Deixe o visitante falar a maior parte do tempo, pois quanto mais souber sobre os problemas enfrentados pelo seu lead, mais fácil será construir uma resposta que apresente seu produto como a solução .

5. Ofereça condições especiais verdadeiras

A ocasião é ideal para criar condições especiais, mas é muito importante que as promoções e descontos sejam sólidos e que representem uma oportunidade vantajosa para o cliente, que ele enxergue como uma oportunidade única e saiba que nunca mais terá a mesma proposta em outra ocasião.

É preciso criar um motivo impecável para que a pessoa não queira deixar o fechamento para depois.

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